Personagens históricos da Poesia
30/06/2018 - 20h26 em Cultura Cidades

O mundo sempre contou com grandes escritores poeticos, isso, desde o pré Renascimento.

-   PETRARCA, Francesco  -

Trata-se de um poeta italiano (Arezzo, 20- VII - 1304 - Arquá,  na região de Pádua onde viveu até 18 ou 19-VII-1374). Passou a infância em Valdarno, porém no ano de 1310, sua família se muda para Pisa, mesmo tempo em que Petrarca conhece Dantes. No ano de 1311 acompanhou o Pai, Pietro de Parenzo, para Avignon, realizando nesta época seus primeiros estudos de gramatica, dialética e retórica. A continuação, passou a receber lições de direito em Montpellier e Bolonha. Com o falecimento do seu pai, retorna a Avignon, entrando para uma vida monática (movimento de institucionalização religiosa, que procura a perfeição evangélica de uma vida afastada do mundo), mas logo o mesmo abandonou essa idéia.

Numa sexta-feira santa, estando na igreja de Santa Clara, conheceu Laura de Noves, quem a inpirou por mais de 40 anos, a escrever poesias líricas e a quem dedicaria seus pensamentos mais intimos e toda devoção. Graças a esse encontro, valioso, foi que o consagrou como uma das vozes mais líricas universalmente falando. 

Detinha grande entusiasmo pelos escritos antigos, o que o levou não somente a lê-los, como a fazer grandes investigações e procuras de manuscritos, e suas descobertas capacitou o conhecimento de muitos que até então o eram desconhecidos. Com essa fasceta, reunio uma valiosa bibliotéca, sendo por isso considerado um dos primeiros bibliogrifos da Europa.

Em 1337 estabeleceu-se em Vaucluse, localidade Francesa, a fim de se entrear ttalmente à poesia. Foi neste local que compôs a maioria dos versos dedicados a Laura. A glória o alcançou estando ainda em vida,  já que no ano de 1341, foi lhe concedido, em Roma, o título de poeta laureado. 

Em 1362 Petrarca doou sua vasta biblioteca à República de Veneza, com isso é que um pouco depois foi fundada a bibliotéca de São Marcos, e em 1369, mudou-se para a aldeia de Arquá, onde terminou seus dias de vida.

 

Edição: Agns Brasil

FONTE: Enciclopádia BARSA.

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!