Guarda Civil de Diadema recebe medalha de mérito
18/12/2016 14:58 em Política

A Câmara Municipal da cidade de Diadema, SP conedeu a Guarda Civil Municipal (GCM) na noite do dia, 13/12, a “Medalha Legislativa de Mérito do Guarda Civil Municipal de Diadema”. Sendo que esse ato de condecoração é realizado todos os anos, conciderando sempre, 12 GCMs que prestam relevantes serviços à população de Diadema, no tocante à segurança pública. A GCM também concedeu, no evento, medalhas para os oficiais Paulo Cruz (inspetor) e Valdiney Carvalho da Silva (GCM de 2 classe) pelo atendimento realizado em 13 de setembro de 2015. Na ocasião eles acompanharam a moradora de Diadema, Maria das Graças Mendonça, até hospital no município de São Paulo, para que ela realizasse transplante imediato de rins.  

O secretário de Defesa Social de Diadema, à qual a GCM se subordina, Eduardo José Félix de Oliveira, ressaltou a qualidade dos serviços prestados e afirmou que a municipalização da Segurança Pública está por vir. “Isso vai exigir cada vez mais treinamento para mantermos a qualidade do serviço hoje prestado”, disse. Na sequência, o comandante da Guarda, Valdinar Siliro da Hora, fez um breve relato das atribuições da corporação, lembrou onde funcionaram todas as sedes e mostrou todos os programas, ações e projetos desenvolvidos pela GCM. “Nosso objetivo é promover, além das ações cotidianas de segurança pública, uma cultura de paz para a cidade, com ações humanitárias e de prevenção à violência dentro das comunidades”, disse Valdinar.  

Medalha Legislativa de Mérito do Guarda Civil Municipal de Diadema

A condecoração, instituída pelo Decreto Legislativo nº 13, tem como objetivo, de acordo com o artigo 1, “valorizar guardas civis municipais que tenham prestado relevantes serviços à população de Diadema, atuando diretamente para elevação da imagem do Município e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos, no tocante à segurança pública.”. Os condecorados recebem também miniatura, diploma, barreta (tarja que é afixada no uniforme) e roseta (ornamento em forma de flor). 

A escolha dos guardas é realizada, de acordo com o decreto, por meio de Comissão formada por cinco membros, sendo três guardas civis municipais (comandante e dois guardas) e dois vereadores. 

Guarda Civil Municipal:

A GCM foi criada pela Prefeitura, por meio da Lei Complementar Municipal nº 100, de 12 de novembro de 1999. Em seu artigo 2º, a lei, estabelece que ela “é uma corporação uniformizada e armada, de caráter civil, com estrutura, hierarquia e disciplina fundamentados nas Constituições Federal e Estadual, na Lei Orgânica do Município de Diadema, com Estatuto e Regulamento Disciplinar, atuando em consonância com princípios éticos, com a promoção e valorização do respeito e proteção à dignidade da pessoa humana, a justiça social e a compreensão das diversidades.”

 

FONTE (fotos) SECOM - prefeitura de Diadema

Reportagem: Heitor Bisi

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!